terça-feira, 24 de abril de 2012

Passo 2 - O tratamento da madeira

Preparem seus braços! Está na hora de lixar muito!

ATENÇÃO!!
A partir desta etapa até a finalização do Chakram esteja SEMPRE usando máscara protetora e luvas pois os produtos e seus resíduos podem causar alergias e alguns são tóxicos.


Não se esqueçam, os desenhos que fizemos ainda NÃO SERÃO TRANSFERIDOS PARA A MADEIRA.



Vocês cortaram a madeira nas medidas, mas ainda precisamos do CORTE, certo? Afinal é uma arma.

 É bem provável que seu chakram de madeira tenha em torno de 1cm espessura , então encontre o meio e saia a caça de uma caneta ou lápis que dê pra fazer a seguinte marcação.
Faça como nesse VIDEO

Essa risca vai te dar uma idéia de até onde você pode lixar de cada lado, senão teríamos um corte muito desigual e vergonhoso.

Depois de achado e marcado o meio, você vai lixar. Lixar como se não houvesse amanhã! Se você tiver uma lixa elétrica, ótimo. Senão boa sorte, vai ficar como eu com os braços MEGA doloridos.

Você precisará de pelo menos 3 tipos de lixa

Lixa Grozza
Lixa de madeira grossa
Lixa de madeira fina

Lixe sempre da mais grossa para a mais fina



Obtendo esse resultado, podemos partir para o "disfarce" da madeira.
Vamos aplicar um produto que impermeabiliza o chakram, de modo a -quando for pintado- não funcione como uma esponja e chupe toda a tinta. Se isso acontece, o chakram fica todo manchado e desigual. Coisa que não queremos.

Você precisará de um produto chamado Fundo Sintético Nivelador

Esse produto preenche os espaços desiguais na madeira. E pra fazer isso você vai praticamente dar um banho no Chakram com esse produto.
Use um pincel grande, com pêlos de qualidade, e não seja econômico na hora de usar. É importante passar bastante produto (se possível mais de uma demão).

Você vai ter impressão de que está usando um tipo de gesso líquido, pelo cheiro, pela textura e pelo resultado final. ESTE É O OBJETIVO.

Tente não deixar digitais marcadas, manchas de outra cor.
 O Chakram vai ficar pesado e bem desigual e a parte do corte vai ficar mais grossa. Não se preocupe com isso ainda.

Deixe pelo menos 3 ou 4 dias secando. Esse produto precisa secar perfeitamente bem. Pode usar um secador, mas não faz tanta diferença, visto que demora muito tempo pra secar. Recomendo mesmo que você deixe o Chakram em locar arejado, longe de qualquer pessoa ou animal e longe da sujeira também.

Depois de seco, vamos lixar de novo. Sim, de novo!

Aqui você não utiliza mais a lixa Grozza,

somente a Lixa Grossa de madeira 
e a Lixa Fina de madeira

Mais uma vez comece pela liza grossa e finalize com a fina. Nesta parte seu capricho e sensibilidade dirá até que ponto estará suficientemente liso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário